Uma culinária tão admirada como a japonesa, trás consigo uma infinidade de particularidades em seus ingredientes e forma de preparo, assim como a cultura é marcante e cheia de inovação e criatividade.
Aqui nesse artigo iremos listar para você, amante desta belíssima culinária, cinco dos aparatos que você deve ter em casa para preparar aquele sushi, sashimi ou qualquer outro prato da cultura oriental assim que bater a vontade. Vamos lá:
Como já sabemos, a base da culinária japonesa é o arroz, alimento rico em proteína e como já foi dito em artigos anteriores que você confere aqui, possui uma grande concentração de açúcares e vinagre, para dar a consistência necessária. Mas também, é importante manter o arroz sempre quentinho. Por isso, é um aparato imprescindível no preparo de pratos que levam esse ingrediente.
Mais utilizado para servir o arroz, originalmente é uma colher que se assemelha a colher de pau, porém, hoje possui versões em plástico, silicone e bambu. Enquanto estiver em uso, deve sempre ser molhado para evitar que o arroz grude.
Com dimensão duas vezes maior que o hashi, esse é verdadeiramente a colher de pau dos japoneses. É utilizado para realizar as misturas e em alguns casos, possuem uma leve ranhura para ter aderência nos alimentos. É normalmente usado para bater ovos, ou manipular carnes e peixes durante o preparo.
Muito parecido com um jogo americano rústico de varinhas, a real utilização desse utensílio na culinária oriental é enrolar a alga do sushi no arroz e demais ingredientes, sempre exercendo pressão no rolinho com muito cuidado e usando o polegar como apoio para segurar a extremidade da alga enquanto é enrolado.
Utilizado para prensar e moldar o sushi, esse utensílio originalmente de madeira hoje possui versões em outros materiais. As divisões ajudam a delimitar o tamanho desejado do sushi.
Além desses elementos, possuímos outros que já são de praste em todas as outras culturas como facas bem amoladas, panelas antiaderentes e recipientes para armazenar a comida.
Esperamos que tenha gostado dessas e convidamos você à ver nossos outros artigos disponíveis no site.
Facebook Comments