Manual para iniciantes na comida japonesa

A culinária Japonesa já está entre as mais populares do mundo. Ganhou espaço, se globalizou e hoje faz parte também da rotina de diversos brasileiros. Porém, existem os que possuem ainda muita curiosidade, mas nunca experimentaram.

 

Hoje iremos fazer o manual para iniciantes em comida japonesa, os que têm curiosidade, mas nunca comeram, irão aprender a precisar aos poucos essa maravilha da cultura e gastronomia oriental.

 

Comida crua: Talvez esse seja o principal atenuante para que muitas pessoas tenha resistência a este tipo de comida, e para isso, indico que você comece pelas adaptações feitas, as versões de temaki que possuem massa de harumaki como o Hot Califórnia, Filadélfia, o Rolinho Primavera e Pizza Japonesa, ou até versões maçaricadas, que possuem um sabor muito mais familiar e que será um bom meio introdutório.

 

Uma outra dica importante é entrar na ideia do oriental de cabeça. Por mais que pareça difícil, coma com o hashi. Vamos aprender?

 

  1. Coloque um dos hashis entre seu polegar e o indicador;
  2. Segure o segundo com a ponta do indicador e o polegar;
  3. Utilize somente o hashi seguro na ponta do polegar e do indicador para movimentar e pronto.

 

Exagero no molho: Muitas pessoas, – apesar de consumirem a comida oriental -, não consegue sentir o verdadeiro sabor do sushi ou sashimi porque elas exageram no molho shoyo. E isso acontece com outros tipos de culinária. Quanto mais consumimos sal e açúcares, nossas papilas gustativas perdem a sensibilidade e sente dificuldade em sentir o real sabor. Faça um teste: comece tomando um suco caseiro com açúcar e gradualmente vá diminuindo a quantidade de açúcar. Com o tempo, você vai perceber que a fruta já possui seu próprio açúcar, além de sentir o sabor mais vivo da fruta. Portanto, o mais aconselhável é que gradualmente você vá diminuindo o consumo dos molhos e focando mais no prato.

 

Experimentar é viver: Como a gente pode gostar de algo que não experimentamos antes? Por isso, sempre tente pedir pratos diferentes. Isso vai te ajudar a saber o que você gosta mesmo ou não. A culinária japonesa é muito diversificada e com a miscigenação da cultura oriental com a brasileira, ela se enriqueceu ainda mais.

 

Escolha um bom restaurante: Nem todos os restaurantes possuem o cuidado com o prato, ingredientes, preparo e satisfação do cliente. Produzem de forma automática e acabam não criando os pratos de acordo com a necessidade do consumidor. Por isso, busque boas referências com amigos que já são consumidores.

 

Este é um relato de alguém que sempre detestou a culinária japonesa, e hoje ama! Quem sabe você não é o próximo?

Facebook Comments