Comida chinesa x japonesa: qual a diferença

Engana-se quem pensa que só porque os dois países possuem pessoas com os olhinhos puxados, a cultura é igual. Não mesmo! Apesar de a cultura japonesa em alguns aspectos sofrer grande influência da China, são culturas lindas, ricas e com particularidades que podem ser distinguidas de forma fácil e a culinária é uma das mais fortes. Comida chinesa x japonesa, qual a diferença? Este é nosso tema de hoje e esperamos muito que vocês gostem.

 

Antes de mais nada, acredito que é interessante vermos um detalhe muito importante: a geografia influi diretamente na culinária de ambos os países. Se analisarmos a geografia do Japão, vamos perceber que estamos falando de uma ilha. De um país que possui um território estreito, cujo somente 15% é arável e que teve seu crescimento em regiões a margem dos mares e rios. Partindo disso, conseguimos entender o porque a culinária japonesa tem como base as proteínas dos peixes. Também pela influência geográfica, entendemos a grande produção, consumo e variação de produtos provenientes da soja como o tofu e do arroz, conhecido no local como gohan. Um outro aspecto da culinária japonesa muito interessante é que a arte e riqueza de estética nos pratos são muito presentes.

 

Já quando falamos da culinária Chinesa, percebemos que existe um consumo muito maior de pratos quentes e carnes. Após a chegada do explorador italiano, Marco Polo, um item da gastronomia chinesa muito popular ganhou fama e se estendeu para o mundo. O macarrão. No período da China medieval, a carne era um atributo para nobres, devido a sua escassez. Para compensar a necessidade de proteínas, pessoas de classes menores optaram pela soja. Mais uma vez, a geografia dos países influenciam na sua culinária. A China possui uma extensão territorial muito maior, provocando que seu centro não tenha tanto acesso aos peixes. Com uma grande extensão territorial, a necessidade da alimentação criou culturas muito diferentes em suas regiões. Por exemplo: Ao norte, pratos agridoces se destacavam, ao sudoeste, os mais apimentados, ao sudeste, peixes e mariscos, devido a proximidade com o mar e em Pequim e Zangzhou, havia maior variedade e requintes nos pratos.

 

Então é isso galera, esperamos que tenham gostado do nosso artigo e que tenha sido esclarecedor. O Joy! além de vender comida gostosa, também é cultura (risos)! Esperamos vocês ou aqui, para comer ou comida chinesa ou japonesa, ou no próximo artigo. Até mais!

Facebook Comments