5 Mitos e verdades sobre a culinária japonesa

Quem nunca ouviu que comida oriental engorda ou que faz você combater a velhice? Sobre essas e outras questões que vamos falar hoje aqui no nosso blog para desvendar 5 mitos e verdades sobre a culinária japonesa.     

Antes de tudo é importante entender que a comida oriental que estamos tratando passou por uma grande mudança cultural após sua vinda para o Brasil. E agora, sem mais delongas, vamos aos mitos e verdades na qual utilizamos como apoio a nossa amiga nutricionista Emilly Carneiro.

 

Existem pratos equilibrados na culinária oriental:

Verdade! A culinária oriental é bastante equilibrada tanto em termos de macronutrientes, são eles carboidratos, proteínas, lipídeos e fibras alimentares, quanto em micronutrientes que são as vitaminas e minerais. Isso se dá por ser repleta de alimentos ricos em nutrientes que fazem bem ao nosso organismo como vegetais, raízes, peixes e frutos do mar e possuir diversos pratos com todos os grupos alimentares. Além disso, a maioria deles são preparados refogados, salteados ou cozidos a vapor evitando assim a fritura.

 

Uma dieta a base de sushi e sashimi fazem bem à saúde:

Mito!  Para que se tenha uma vida saudável é preciso manter a proporção correta dos alimentos juntamente com uma dieta equilibrada e balanceada.  Por isso, basear uma dieta em sushi e sashimi ao invés de alimentos diversificados pode trazer malefícios à saúde.

 

Comida japonesa previne envelhecimento:

Verdade! As preparações japonesas são ricas em peixes que contém ômega 3, um tipo de gordura poli-insaturada benéfica ao organismo com ação anti-inflamatória que age na prevenção do envelhecimento e estímulo da saúde cerebral. O nosso organismo não consegue produzir o ômega 3 devendo ser obtida por meio da alimentação ou suplementação.

 

Shoyu engorda:

Mito! O molho shoyu utilizado como acompanhamento em diversos pratos orientais não possui alto valor calórico, mas é necessário atentar-se a quantidade elevada de sódio presente no mesmo a fim de evitar prejuízos à saúde. Por isso, selecionar aqueles que possuem menor teor de sódio possível e manter sempre um consumo moderado são estratégias que valem a pena executar.

 

Comida japonesa não engorda:

Mito! Apesar de a comida japonesa ser considerada balanceada e pouco calórica em sua grande maioria, não deve ser consumida em grande quantidade, pois pode promover ganho de peso. O equilíbrio é sempre o ideal.    

 

E é isso pessoal. Esperamos que tenham gostado do nosso post. Caso você tenha alguma outra dúvida acerca da culinária oriental, pode deixar a sua dúvida nos comentários que iremos atrás das respostas. Até a próxima!

Facebook Comments